O Garoto Cabra é o primeiro livro da trilogia A Lenda de Ruff Ghanor, do autor Leonel Caldela. A publicação é de 2014 pela Nerd Books.

Sobre o Livro

Ruff era somente um garoto. Um garoto que podia abrir a terra. Quando encontrado tinha apenas 7 anos, lutava contra uma criatura terrível em um lugar chamado de “o túnel proibido”. Dois acólitos do monastério local estavam a procura de cabras fujonas quando começaram a ouvir gritos, após o jovem Korin sinalizar a direção pela qual elas tinham ido. Ao se aproximar do som se depararam com esse lugar no qual não deveriam entrar, mas o garotinho foi mais rápido que eles e adentrou a escuridão.

Após presenciarem o estranho acontecimento com Ruff, os dois acólitos e Korin o levaram para o Monastério, pois não sabiam o que fazer com a criança. Ao apresentá-lo ao Prior, o clérigo ficou muito intrigado, pois o menino possuía uma marca nas costas e isso trouxe à sua memória uma velha profecia.

“Se não era o garoto abandonado, dependente da caridade alheia, quem era? O que significava ter uma família, uma história atrás de si?”

Picture_20170116_215809904

Instigado pelo Prior de que tinha um destino importante a sua frente Ruff cresceu, treinou e tentou dominar os dons estranhos que possuía, além de também entende-los. Quando sua hora chegasse, ele estaria pronto. E, além de vencer, e ajudar o povo a se livrar de um governo tirano, também gostaria de receber algumas respostas.


Minha Opinião

Eu recebi esse livro no final do ano passado de um inscrito do canal, com sua recomendação e a de várias outras pessoas que já tinham lido. Leonel Caldela é um autor nacional que eu ainda não tinha explorado, e foi um prazer conhece-lo por essa história. Algo que é muito bacana comentar é como essa história surgiu: em uma gravação para podcast de RPG do Jovem Nerd. Ao ser questionado sobre os aspectos do mundo, Alexandre Ottoni apenas soltou algumas coisas aleatórias e, com a insistência dos fãs por saber mais, ganhou ramificações até chegar a esse livro. E o autor Leonel Caldela cumpriu a missão com louvor, desenvolvendo os detalhes já criados, mas também incorporando seus próprios rumos na história.

Acho que a primeira coisa que causa estranheza é o nome. Eu sempre me pegava pensando: será que ele é meio cabra? Mas não, longe disso. O nome se dá ao fato de ele ter sido achado enquanto procuravam as cabras, e a uma piadinha que o Prior faz quando seus acólitos chegam com o garoto ao invés dos animais.

20170218_160507

Em um primeiro momento a história parece que vai seguir por um rumo seguro e linear. Ruff está pré destinado a ser um herói, ou pelo menos é isso que dizem pra ele desde que foi encontrado. E, se estivéssemos falando de uma história “simplória”, como algumas de autores nacionais que li ano passado, esse livro terminaria no exato momento em que Ruff fosse enfrentar seu grande desafio (ou logo depois). Porque é assim que funciona a jornada do herói, correto?

A surpresa aqui é que o menino não tem apenas uma batalha para vencer, mas várias. Ao longo das páginas ele não terá apenas um conflito que resolverá tudo, haverão outros empecilhos e em diversos momentos ele entrará em confronto. Além disso, vamos vê-lo crescer. Ele pode começar como um garotinho de 7 anos, mas certamente termina o livro muito mais velho e maduro.

“Ruff mau notou a queda do inimigo, passou por cima de seu corpo para encontrar o próximo adversário. Esquecia-se de si mesmo, tomado pelo júbilo da luta.”

Ruff é um personagem que abraça de forma muito natural o seu destino. Como ele não se recorda do passado, o que o Prior lhe disse sobre o que ele está pré destinado a fazer se tornou algo verdadeiro para ele, e também algo pelo qual ansiar e se preparar. Nesse reino, o povo é oprimido por Zamir, o último dragão vermelho. Ele manda seus servos assustadores e brutais coletarem os pagamentos e pune sem dó. Ele parece ser aqui o maior inimigo. É para combatê-lo que Ruff treina.

Seu fiel amigo é Korin, o menino que o encontrou. Os dois crescem juntos e se tornam inseparáveis. É uma amizade incondicional, que só é um pouco deixada de lado pela presença de Áxia, uma menina da vila com uma reputação questionável, graças ao comportamento de sua mãe. Aqui se forma o elo romântico do livro e, por mais que dê mais humanidade a Ruff, também é o que o faz tomar as decisões mais idiotas. Vocês sabem que não gosto quando o romance interfere na trama, e aqui isso acontece levemente, o que deu uma incomodada. Porém, mais pro fim, entendemos porque foi necessário.

20170218_160519

A jornada de Ruff vai consistir em várias etapas, e só conheceremos algumas delas nesse primeiro livro. Ele vai crescer, amadurecer, lutar, desbravar o mundo, se apaixonar, aprender ainda mais e lutar novamente. E, claro, também fará descobertas importantes sobre suas origens e sobre qual é o seu verdadeiro papel em toda essa história.

A narrativa é super fluída e, apesar do livro aparentar ser grande, é apenas a gramatura da folha que é mais densa, dando mais volume. Eu li super rapidinho e gostei muito da forma como o autor conta a história. Os volumes infelizmente são um pouco salgados, por serem publicações da Nerd Books com poucos volumes impressos de cada vez.

A Lenda de Ruff Ghanor foi uma bela surpresa e eu agradeço de coração ter sido apresentada a esse livro. Foi uma leitura que começou sem nenhuma pretensão e que acabou se mostrando muito empolgante. Certamente quero dar continuidade na leitura, com O Herdeiro do Leão, e recomendo a todo bom fã de fantasia que está a procura de uma aposta nacional.

A LENDA DE RUFF GHANOR: O GAROTO CABRA

Autor: Leonel Caldela

Editora: Nerd Books

Ano de publicação: 2014

Nos confins de uma terra governada pelo dragão Zamir, ergue-se um mosteiro. Um garoto selvagem, dotado de poderes misteriosos, é encontrado pelos monges.
Seu nome é Ruff Ghanor.
Treinado desde cedo pelo rigoroso prior, Ruff se encaminha para derrotar o tirano. Ruff enfrenta as forças de Zamir e precisa liderar seu povo no combate. Contudo, antes de vencer o dragão, ele descobrirá segredos sobre si mesmo e seu mundo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros