A trilogia do Senhor dos Anéis dirigida por Peter Jackson mudou a industria cinematográfica, uma aventura que conquistou fãs e a crítica especializada, sendo uma das maiores obras do cinema, agora chegou a hora de retornarmos a Terra Média com Os Anéis de Poder, que surge com a proposta de nos contar a historia do que acontece antes da trilogia do anel.
Na cronologia de Tolkien, a história da Terra Média é dividida em eras, a série se passa na segunda era, milhares de anos antes dos acontecimentos de O Senhor dos Anéis. Começamos a trama acompanhando Galadriel (Morfydd Clarck) que após a derrota de Morgoth sente que um novo mal está surgindo e precisa encontrá-lo para evitar que ele cresça e domine o mundo.

Pouco antes da estreia do seriado fiz uma maratona dos filmes do O Senhor dos Anéis para refrescar a memória, a trilogia ainda impressiona por seu alto nível de qualidade técnica. Graças a utilização de efeitos especiais e práticos, mesmo após 20 anos de sua estreia, a trilogia não envelheceu com relação ao visual. Vendo Anéis de Poder acredito que a serie causou o mesmo impacto agora para a indústria dos streamings, com mesmo nível de qualidade e cuidado de produção, rico em detalhes.
Já no primeiro episódio ficamos impressionados com a qualidade dos efeitos especiais, os cenários são magníficos e podemos compreender o porque de ser atualmente a série de maior orçamento da história. Com um valor de aproximadamente US$ 465 milhões por temporada, podemos ver em cada cena o valor do investimento. Cada cenário é construído com maestria, tudo é feito com muito cuidado construindo cenas que parecem ser tiradas diretamente de um quadro.

A combinação de efeitos visuais e práticos foram muito bem utilizados na produção, as batalha são bem construídas com lutas bem coreografadas, filmadas de uma maneira que conseguimos entender onde cada personagem está posicionado.
Uma serie que se passa antes de uma história já apresentada tem o desafio de dar mais profundidade a obra original, explorando o passado de personagens conhecidos. Ao acompanhar esse tipo de história buscamos referências e conexões, por já sabermos onde a história chegará, há a limitação de até onde os roteiristas podem ir. Sabendo do desfecho dos personagens não se tem a sensação de perigo e urgência em certas situações. Os Anéis de Poder, consegue trabalhar bem esse ponto, por mais que já saibamos onde tudo irá chegar, ainda sim conseguimos ficar tensos em cenas de batalhas e empolgados com revelações.
As tramas são dividas em núcleos, resumidamente sendo eles os Elfos, os Anões, Numenor, os Pés-Peludos (ancestrais dos Hobbits), Terras do Sul e os Orcs. Com pouca interação entre a maioria, alguns foram um pouco cansativos e desinteressantes de acompanhar, como no caso no núcleo dos Pés Peludos, por mais que aparentemente teremos mais desenvolvimento nas futuras temporadas foram os menos interessante de acompanhar, mesmo com o mistério do personagem cuja identidade não foi revelada, conhecido com O Estranho (Daniel Weyman).

Outro núcleo que também foi cansativo de acompanhar é o das Terras do Sul, por mais que os acontecimentos tenham peso para a história, para mim o ponto fraco foi seus personagens. O romance entre um Elfo e uma humana não tem química ao ponto de não nos importarmos com os dois.
A protagonista Galadriel é apresentada como um grande guerreia e que é capaz de desobedecer a ordens diretas de seu rei para lutar contra as forças do mal que estão surgindo, porém ao decorrer dos episódios senti que a personagem foi perdendo presença, por ser a protagonista deveria ser melhor trabalhada, talvez por conta da atriz que faltou mostrar essa determinação da personagem.
Ser lançado em formato semanal contribui para acompanhar a serie ao longo de seus 8 episódios a primeira temporada de Anéis de Poder honra e com a trilogia do anel em nível de produção, mesmo com um começo lento vale muito a pena ver. Com promessas de mais conflitos e desenvolvimentos futuros a primeira temporada de Anéis de Poder chega ao final com um saldo positivo, criando expectativas para o que estar por vir nas próximas temporadas.


O SENHOR DOS ANÉIS – OS ANÉIS DE PODER
Diretor: Wayne Yip, J.A. Bayona, Charlotte Brändström
Elenco: Morfydd Clarck, Robert Aramayo, Markella, Sophia Nomvete, Ismael Cruz Córdova, Nazannin Boniadi, Charlie Vickers, Joseph Mawle e mais
Ano de lançamento: 2022
Tendo início em uma época de relativa paz, a série acompanha um grupo de personagens que enfrentam o ressurgimento do mal na Terra-média. Das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, do belíssimo reino da ilha de Númenor, até os confins do mapa, esses reinos e personagens criarão legados que permanecerão vivos muito além de suas partidas