The Devil Judge é uma série sul-coreana exibida pela rede tvN em 2021, escrita por Moon Yoo-Seok e dirigida por Choi Jung-kyu. O elenco conta com Ji-sung (Kill Me Heal Me), Park Ji-young (GOT7), Kim Min-Jung (Mr. Sunshine) e Park Kyu-young (It’s Ok not to be Ok). Está disponível no Brasil na plataforma Viki.

Em uma tentativa de recuperar a confiança do povo nas autoridades, o governo dessa Coreia do Sul distópica cria o “Tribunal do Povo”, um programa de tv cuja participação dos espectadores tem influência sobre o resultado do julgamento.

A estrela desse tribunal é o juiz Yo-han (Ji-sung). Carismático e imprevisível, sua popularidade e poder logo se torna alvo de admiração fanática, mas também de muita desconfiança sobre suas verdadeiras intenções. Com a influência dessa figura crescendo cada vez mais, o jovem idealista Kim Ga-on (Park Jin-young) é indicado para a missão de investigá-lo. A aproximação com o misterioso juiz, porém, o faz perceber que a luta para “fazer o bem” exige mais sacrifícios do que imaginava.


A sinopse por si só faz grandes promessas sobre a complexidade do enredo, entretanto, as estratégias políticas e as críticas sociais são apenas uma pequena parte da razão pela qual essa série merece reconhecimento. Isso porque o objetivo de The Devil Judge não é expor suas discussões pelos casos desse “tribunal do povo”, e sim, através dos personagens que habitam esse mundo corrupto.

O carisma que o ator Ji-sung coloca em seus personagens me impressiona desde “Kill Me Heal Me”, e com Yo-han não foi diferente: o juiz é cativante e sedutor mesmo ao ser controverso e não deixa de convencer o espectador em momentos de vulnerabilidade do personagem. São poucas as vezes em que um personagem forte consegue mostrar tantos lados e mais raras ainda as que uma história consegue criar empatia até por aqueles com visões diferentes de nós.

Já Kim Ga-on é apresentado com os traços típicos de um protagonista: um jovem corajoso e leal que quer transformar o mundo em um lugar melhor. A série brilha ao inserir um personagem como este em um cenário cruel, onde um bom coração e senso de justiça simplesmente não é o suficiente para sobreviver, e é incrível acompanhar todo o desenvolvimento dele com o passar dos episódios, conforme nós mesmos criamos novas opiniões ao desvendar os mistérios da trama.

Como uma grande entusiasta do clichê “inimigos a…”, considero a relação entre Yo-han e Ga-on a verdadeira conquista da série. A dinâmica criada é estranha, divertida, e, em determinados momentos, surpreendentemente adorável. A tensão entre dois personagens tão diferentes é óbvia desde o primeiro episódio e se torna um fio condutor para todas as discussões da história.

Não são só os protagonistas a serem bem desenvolvidos. A série não perde tempo com passados trágicos criados apenas para despertar empatia ou vilões maquiavélicos cujo único traço de personalidade é querer dominar o mundo: os personagens secundários têm propósito e a relação entre eles e os protagonistas adicionam ao todo da trama sem tornar seus momentos de tela tediosos.

Muitas vezes as séries têm dificuldade em mostrar bem todos os aspectos que compõem sua história, é possível ter humor, momentos tocantes e amor sem desvalorizar as discussões interessantes e atuais a que se propõe. Em 16 episódios, mostra as diferentes interpretações do que é o Bem e o Mal levantando a velha questão de “os fins justificam os meios” de uma forma interessante e reflexiva, equilibrando perfeitamente esses aspectos com o crescimento de seus variados personagens.

The Devil Judge é perfeito para aqueles que querem conhecer mais do mundo dos k-dramas, mas não se interessam com as premissas mais cotidianas de outros títulos.

THE DEVIL JUDGE

Elenco: Ji-sung, Park Ji-young, Kim Min-jung, Park Kyu-young

Ano de lançamento: 2021

The Devil Judge acompanhava a jornada de dois juízes de personalidades opostas enquanto tentam sobreviver as mentiras e esquemas mortais de uma Coreia do Sul distópica.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros