Doom At Your Service (ou “Desgraça ao seu dispor”) é um drama sul-coreano de fantasia e romance sobrenatural estrelado por Park Bo-Young e Seo In-guk. O k-drama é exibido pela tvN, tem produção do Studio Dragon e do New Entertainment World, quem assina o roteiro Im Me-a-ri e a direção é de Kwon Young-il.

No Brasil, o drama pode ser visto pelo serviço de assinatura do Viki. Possuindo um total de 16 episódios, “Doom At Your Service” foi exibido entre maio e junho de 2021 e acompanha a história da editora Tak Dong-Kyung. Criada pela tia após a morte dos pais em um acidente, Dong-kyung cuida do irmão mais novo ligeiramente imaturo e tem na escritora Na Ji-Na sua melhor amiga. Vivendo uma rotina comum e sem grandes pretensões, Dong-kyung tem seu mundo virado de cabeça para baixo quando descobre ter um câncer em estado terminal que a deixa com apenas três meses de vidas. No mesmo dia, Dong-kyung descobre que seu namorado tinha uma esposa, é repreendida pelo chefe machista e no caminho para casa é importunada por um pervertido.

Frustrada, exausta do dia pesado e sem saber como contar a família o seu estado de saúde, Dong-kyung bebe sozinha em seu apartamento enquanto no céu surge uma estrela cadente. Furiosa com tudo que aconteceu em seu dia terrível, Dong-kyung faz um pedido: ela quer que o mundo seja aniquilado. O que Dong-kyung não contava era que alguém estava ouvindo o seu desejo. Myul Mang, a desgraça personificada, é um mensageiro do mundo entre os deuses e os humanos e sua missão é provocar o colapso e a extinção da humanidade, sua natureza é destrutiva e não há como escapar de seu destino.

Ouvindo o pedido de Dong-Kyung, Myul Mang decide usar essa chance para acabar com sua missão penosa e destruir o mundo de uma vez só. Contudo, não era isso que Dong-kyung esperava e para tentar conseguir mais tempo para pensar em como salvar o mundo ou a si mesma, ela acerta um contrato de cem dia com a desgraça para que o mundo continue a salvo até ela decidir se vai ou não seguir com o desejo de destruí-lo. Caso ela decida salvar o mundo, Myul Mang irá matar alguém que Dong-kyung ama.

Forçados a conviver juntos por conta do acordo, Dong-kyung e Myul Mang só não contavam com um empecilho: a possível faísca de compreensão, confiança e compaixão que um pode provocar no outro.


Com certeza uma das maiores estreias da temporada de 2021, “Doom At Your Service” movimentou os espectadores de k-dramas com sua trama romântica que envolvia elementos sobrenaturais e fantasioso, se tornando um dos queridinhos do ano. Com dois atores principais de peso e que juntos funcionam de uma forma incrível em cena, “Doom At Your Servicemereceu toda a fama que ganhou e comoveu cada espectador com um dos casais mais sólidos e encantadores que podíamos pedir.

É claro, os personagens secundários também são um destaque divertido e formam núcleos muito legais de acompanhar. O “triângulo amoroso” protagonizado pela melhor amiga de Dong-kyung, pelo editor Cha Joo-ik e pelo colega de quarto Lee Hyung-kyu foi um dos relacionamentos mais comentados da temporada, apesar de particularmente eu não ter me encantado tanto quanto esperei. Acredito que o núcleo principal funciona muito bem e por isso acaba não dando tanto espaço pros relacionamentos paralelos, contudo os três personagens acima, individualmente e dentro de cenas em grupo com os demais personagens do drama funcionam de forma exemplar, criando cenas incríveis de amizade, irmandade e que colocam em pauta assuntos sobre criatividade enquanto escritores e perspectivas profissionais que ambicionam por mais do que é dado a você.

Junto do núcleo de Lee Hyung-kyu temos também a presença do irmão mais novo da protagonista, Tak Sun-kyung, que ao perceber o quão perto estava de perder a irmã, começa a tentar se acertar na vida de forma mais estabilizada. A relação dele com Hyun-kun é bem divertida, serve para redimir um pouco o personagem que ficou preterido pelo triangulo amoroso acima e destaca o excelente ator que Kang Tae-oh é. E, claro, o editor Cha Joo-ik é um personagem muito bom de ver em cena, a relação de Joo-ik com Hyun-kyu é bastante interessante também, já que os dois tinham uma relação de companheirismo e implicância prévia.

Na Ji-Na, interpretada por Shin Do-hyun tem seus melhores momentos quando está em cena como romancista online que usa suas narrativas como forma de exorcizar um amor do passado que a magoou muito, além de sempre provocar reflexões sobre processo criativo e o exaustivo trabalho de produzir conteúdo ficcional de forma independente. Além disso, Na Ji-na brilha em cena como a melhor amiga de Dong-kyung e temos muitos momentos emocionais das duas personagens juntas que fornecem uma das amizades mais bonitinhas dos k-dramas. Outra personagem secundária de destaque é Kang Soo-já, tia de Dong-kyung e Tak Sun-kyung e que ficou responsável por criar os dois depois da tragédia que matou os pais deles quando crianças. A personagem foi uma figura que entrou mais tardiamente de forma direta na trama e rendeu momentos igualmente bonitos de assistir. Sua preocupação pela sobrinha reflete o amor que ela tinha pela irmã que perdeu e seu companheirismo mostra o quão importante ela é para os dois sobrinhos.

Mas todo o destaque do drama reside em torno dos dois personagens principais e de uma outra personagem secundária que interfere diretamente na vida dos dois: Jung Ji-So interpreta a personificação divina na história e apesar de aparecer de forma ocasional, sua presença, seus diálogos e suas ações no k-drama levantam reflexões que não temos como esquecer. Como uma personificação de “deus”, a personagem carrega consigo o papel de sempre se sacrificar pelos humanos e gerir a vida deles como se cuidasse de um jardim, em que flores crescem, morrem e precisam de extrema atenção. Em tese, Myul Mang, a desgraça, é também um elemento do seu jardim: a desgraça é uma das borboletas que sai do jardim e leva consigo algo, bem como traz algo de volta, concretizando seu papel de mensageiro. Nem sempre agindo de forma totalmente boa ou má, a personificação do elemento divino é de longe uma das personagens mais curiosas da trama e que foi excelentemente interpretada pela atriz.

É em meio a essa configuração divina, familiar e social que Dong-kyung e Myul Mang se destacam como os dois protagonistas de química, destreza, atuação e tramas admiráveis. Como um bom romance sobrenatural, não falta drama na história dos dois e ver como esses personagens tentam se entender ao mesmo tempo que um contrato terrível os condena é simplesmente maravilhoso.

Os dois personagens funcionam, o romance é dividido na dose certa entre momentos bonitos e momentos angustiantes, vemos como um ser sobrenatural precisa reaprender o que conhecia e entendia da humanidade até então para observar o mundo de Dong-kyung de uma forma melhor, assim como vemos Dong-kyung, com toda a sua humanidade, tentar entender o mundo de desgraças que Myul Mang vive desde que foi criado. É impossível não amar e se emocionar com a relação dos dois e torcer para que algo de bom resulte de tanto sofrimento.

Como brinde, “Doom At Your Service” tem uma trilha sonora impecável que é impossível deixar de ouvir. Destaque para a faixa “Breaking Down” que é a mais marcante da trama. É reunindo boas atuações, núcleos que envolvem temáticas sobre amizade, família e realização pessoal e um casal que cativa qualquer espectador que comece a acompanhar a história, que “Doom At Your Servicese consagra como um dos melhores k-dramas do ano e é a recomendação perfeita não apenas para quem já gosta de narrativas sobrenaturais românticas em dramas coreanos – fãs de “Goblin” e “Abismo Mágico” certamente vão adorar a narrativa – mas também é uma porta de entrada perfeita para aquele espectador que ainda não viu nenhuma produção dramática sul-coreana e deseja dar uma chance para que os k-drama se tornem parte do seu entretenimento.  

DOOM AT YOUR SERVICE

Diretor: Im Me-a-ri, Kwon Young-Il

Elenco: Park Bo-Young, Seo In-guk, Jung Ji-So, Shin Do-hyun, Kang Tae-Oh

Ano de lançamento: 2021

Tak Dong Kyung (Park Bo Young) tem tido pouca sorte na vida. Há alguns anos, os pais dela foram mortos em um acidente inesperado. Ela respondeu a isso se dedicando ao trabalho como editora de romances na internet. A má sorte bate novamente sua porta quando é diagnosticada com um tumor cerebral cancerígeno. Numa noite, ela sobe até a cobertura e pede aos céus para acabarem com seu sofrimento. Mas desta vez, seu clamor foi atendido. Suas palavras invocam um misterioso ser celestial chamado Myeol Mang (Seo In Guk), um intermediário entre os humanos e os céus. Ele chega e diz a ela que pode realizar seus desejos — se ela estiver disposta a pagar um preço final. Ela aceita e faz um trato fatídico com ele: ela poderá viver a vida que sonha por 100 dias — depois disso o Anjo da Morte tomará sua alma. Mas à medida em que vai conhecendo esta incrível mortal, Myeol Mang começa a se apaixonar por ela… complicando as relações entre os humanos e os reinos imortais. “Desgraça Ao Seu Dispor” é uma série de drama sul-coreana de 2021 que foi dirigida por Kwon Young Il.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros