O Dia Depois do Fora é um livro da autora nacional Laura Conrado, lançado em 2019 pela Bertrand Brasil.

Sobre o Livro

Melissa é uma estudante de odontologia de 23 anos que acabou de levar um fora do namorado. Porém, após um pedido feito sem pensar muito, sua vida não irá seguir um rumo normal. Seu desejo se realiza e ela irá viver o domingo após o fora inúmeras vezes.

“Às vezes a lição vem rápido, às vezes a gente fica repetindo no mesmo estágio…”

Com isso, Melissa precisa olhar para trás e perceber tudo que viveu até agora e quem ela é. O intuito disso tudo é que ela note onde errou, e concertando isso, possa seguir a sua vida sendo uma pessoa melhor, com uma boa carga de ensinamentos.


Minha Opinião

Apesar de o livro não engatar logo no inicio para mim, pois não foi fácil me acostumar com a dinâmica repetitiva de acontecimentos, não é uma leitura cansativa ou monótona. A narrativa que a autora escolheu foi muito divertida, me fazendo esperar ansiosa pela personagem notar que seus dias estavam se repetindo, e porquê, já que ela demora a entender o que está acontecendo.

Confesso que cheguei a pensar que a evolução da Melissa foi um tanto quanto rápida, mas levei em consideração que repetindo o mesmo dia várias vezes com a intenção de mudar a sua vida e aprender coisas, é esperado que ela iria mudar com uma certa rapidez.

“Não posso mudar o que passou, mas posso me empenhar em mudar o presente. É nisso que tenho que focar”

O livro não se mantem apenas no looping, mostrando a vida da Melissa após isso e o quanto esses dias (ou esse dia) fez diferença em sua vida. A cada dia ela cresce mais, aprende mais coisas e as coloca em prática. Aí é possível ver com total clareza e ainda mais que antes, o quanto a personagem evoluiu e está crescendo. Chegando a dar um certo orgulho.

É inevitável ver a Melissa mudar e não olharmos para nós mesmo, aprendendo junto com ela. Perceber que não somos perfeitos, não podemos culpar os outros por tudo. Muito das coisas que acontecem na nossa vida, ou que faz ela estar como está, é responsabilidade nossa e cabe a nós aprendermos com nossos erros.

Além disso, o livro trás mais ensinamentos de extrema importância e que são bastante enfatizadas durante a leitura, como o amor próprio, autoconhecimento, nosso jeito de tratar as outras pessoas entre outras lições. O Dia Depois do Fora é aquele livro que diverte e ao mesmo tempo ensina. Assim, é impossível não encher o livro de marcações, afim de salvar tantas citações que marcam e serão levadas para a vida.

“Parece mais fácil se acomodar em reclamações e torcer para que tudo dê errado também para os outros, como se o sucesso alheio colocasse uma lente de aumento sobre a própria frustração. Estando todos no mesmo estado de desgosto, fica mais fácil esperar a vida passar.”

Não podemos deixar de fora o romance. Apesar de estar em segundo plano, ele tem seu brilho e ganha um destaque. O mocinho é muito carismático, simpático, maduro. No começo fiquei receosa da relação dele com Melissa, por causa de um caso que os mesmos tiveram no passado, já que ele não era alguém “interessante” para ela naquela época. Porém o relacionamento ganha forma, e isso acontece quando ela está mudada e muito mais madura.

As relações de Melissa com seus pais, irmã gêmea, ex-melhor amiga, e até mesmo suas colegas de faculdade são bem construídas. Seu desenvolvimento inicia no looping e vai se fortificando ao passar do livro. Para mim foi difícil não ficar feliz pela personagem, vendo seus relacionamentos sendo restaurados, junto com sua felicidade mais genuína.

Gostei muito da ideia, e de como a autora desenvolveu-a. Adorei a Melissa e de acompanhar sua jornada. A narrativa é bem gostosa e assim a leitura flui muito rápido. O Dia Depois do Fora é aquele livro fácil de se ler em um dia, ou até em algumas horas, dependendo do seu ritmo de leitura. Além disso a história é bastante abrasileirada, não apenas em expressões, mas também em costumes, festas… Isso deixou a leitura mais divertida por estar dentro de algo que eu conheço. Com certeza recomendo, principalmente para leitores que gostem de romance, de livros leves e divertidos.

O DIA DEPOIS DO FORA

Autor: Laura Conrado

Editora: Bertrand Brasil

Ano de publicação: 2019

Prestes a se formar em odontologia, primeira na família a conquistar um sonhado diploma, Melissa está no caminho certo. Boas notas, vários artigos publicados em revistas cientí­ficas, um namorado perfeito. Aos 23 anos, ela só consegue olhar para a frente. Mas quando Fred, o fisioterapeuta que conquistou seu coração, resolve terminar tudo, o único futuro da menina parece estar ligado ao passado. Melissa fica presa em um looping temporal, fadada a reviver eternamente o dia depois do fora, até aprender com seus erros. Agora Melissa precisa deixar de lado o motorzinho e investir em restaurações bem mais complicadas. A começar pelo relacionamento com a família, com quem sente não ter mais nada em comum. Aos poucos, Melissa resgata a amizade com a irmã e o orgulho de ser filha de pais simples, mas batalhadores. E a vida pro­fissional sofre uma repaginada, com a menina enfrentando, por fim, o medo da prática clínica. Melissa também acha tempo para voltar às boas com a melhor amiga, a muambeira Luane, e encontrar o amor verdadeiro depois de descobrir o que é amor. Afinal, tempo agora é algo que Melissa tem de sobra. Será mesmo?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros